sábado, 31 de março de 2012

Decor e artesanato... A junção que deu certo no Ramalhete!

Olá meninas,

tudo bem com vcs?
Estou aqui no Ramalhete (ateliê ou simplesmente a salinha de costura), olhando e namorando meus cantinhos.

Consigo arrancar alguns suspiros de algumas amigas que se deparam com uma decoração inusitada e pra lá de legal.
A pergunta que sempre é feita... Como conseguir transformar um caixote de feira velho e alguns objetos retrôs em uma parte da decoração do seu cantinho?

Então, venho trazer algumas dicas e algumas fotos das combinações daqui do Ramalhete que mais arrancam suspiros.


 * Aqui um caixote velho, achado no lixo virou mesinha. A maletinha retrô acomoda a sapatilha em tecido, e o cofrinho também velhinho, vira um oratório com Nossa Senhora da Conceição. A cestinha de doces acomoda um anjinho de palha, uma corujinha em tecido e para dar um colorido, um vasinho com flores de tecido rosa.



Vendo de pertinho...



* Na mesinha de madeira, tudo muito retrô e rústico. Algumas peças aguardam um cantinho melhor, mas por enquanto, entram em cena, ocupando a parte de cima da mesinha. 
Telefone, lápis em madeira rústica, câmera fotográfica de NY do tempo da vovó e uma peça em arte figurativa super colorida para quebrar o gelo. :) Se combina, eu não sei... Mas gosto do resultado. :D



* Numa cômoda que foi de João e agora faz parte da salinha, caprichei na mistura! :) Paninho de crochê, vidros de perfume, relógio (tudo antigoooo), maquininha miniatura, presentinho de Mamys Silvia - o quadrinho no cavalete e presentinho do marido - porta retrato digital. 


Aqui, outros mimos esperando um lugar. 


* Gostou dos penduricalhos? 
O galho foi achado no caminho da escola das crianças. 
Pintei de branco e aproveitei para pendurar muitos mimos!


* Tildas e muitas coisinhas achadas! :) A taça quebrada me rendeu um castiçal. Palitos de churrasco e retalhos, me renderam os quadrinhos do divino. 


* A mistureba continua! rsrs Vidros, porta retrato, bibelôs, artesanato e miminhos roseados para dar um charminho.


* No centro da mesa, mais paninho de crochê... Caixinha de porcelana, kokeshi e um oratório (que eu particularmente adoreiii ter tido a ideia! rss) Um vidro de palmito com um pouco de enchimento para simular as nuvens e uma imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. 


* Batedeira velha é a da vovozinha! A minha é muitoooo chic! :) Toda laranja e importada! rsrs
Acompanha o cenário: Banheira em argila, presente de Mamys Silvia, toalhinha de crochê, relógio retrô, gatinho de madeira e trio de galinhas da angola.


* No cantinho do móvel, que hoje é branco :), cavalete de madeira, relógio super chic e retrô, matrioshkas, quadrinhos pintados por Silvia, xícara com fitas, gatinhos, pompom, caixinhas achadas na rua, retalhos de tecido e pisca-pisca, porque uma luzinha não faz mal a ninguém, né? rsrs

Mas, vou encerrando as fotos por aqui... Tem muitaa coisa e se deixar, vira um livro.


====

Abaixo, selecionei algumas dicas bem humildes para quem gostou! :)

Lembrando que não entendo nadica de decoração, minha praia é outra! rsrs Mas como sou amostrada...
Vale! rsrs Recebi algumas amigas ontem e conversamos sobre isso, daí a ideia de fazer o post.

Dicas da arteira amostrada! :)

1. O lixo nunca é lixo... Nunca é o que parece se vc olhar com poesia.

2. Objetos antigos estão em alta. Então, separe-os e guarde-os. Em algum momento a sua cabeça irá ferver com um cenário prontinho para ele. Pode ser uma cabeceira, um ferro de passar, uma batedeira, um telefone, uma cadeira ou um armário. O que não pode é deixá-los de fora.

3. Pequenos objetos, como frascos de perfumes, conchinhas, sabonetes, bibelôs e até os pequeninos botões, podem e devem entrar no cenário. :)

4. Misturar retrô, sofisticação e rusticidade podem sim dar o que falar. Então, guarde os caixotes de feira, os galhos da rua, os frascos de palmito e geleia, as garrafas de vinho, a luminária super retrô e aquela mesinha de vidro super chic. Misture tudo com elegância e um pouco de prudência e o resultado é de surpreender.

5. Artesanato nunca é demais se administrado com carinho. Entupir aquela poltrona com Tildas não será legal. Mas uma bonequinha de perninhas cruzadas e uma mantinha do lado, já garantem o charminho do lugar. Outra dica importante é não entupir as prateleiras, elas confundem a visão e acaba que vc nem ninguém vê tudo direitinho. (Eu peco muito por isso! rsrss).

Com algumas dicas e um bom olho, seus cantinhos ficarão bem mimosos e arrancarão suspiros de quem passar... =]

Espero que tenham gostado e se divirtam compondo cenários super mimosos. 

Xeiros e até a próxima! 

Nataly De Biase

Um comentário:

Anônimo disse...

Amei esse post, pareçe uma casinha de bonecas, tb com seu bom gosto o lixo vira luxo facinho, facinho.....Bjs

Cris Vicentini